Em entrevista ao programa Ligação Direta, da rádio Salvador FM, desta quarta-feira (15), a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, afirmou que a cidade tem avançado na vacina, sendo considerada a capital que mais avançada nesse quesito, com uma média de 46% da população adulta já parcialmente vacinada. Ela ainda comentou sobre a retomada dos eventos sociais, possibilidade levantada pelo prefeito Bruno Reis na última semana.
“Não estamos falando de grandes eventos. Acho que conversar e falar sempre é tempo. Agora tomar decisões, é com base na ciência. Eles pedem esse diálogo para que possam dizer para o cliente que tem possibilidade, mesmo que não seja uma festa tradicional”, explica Matos.
Sobre a vacinação contra Covid-19, ela afirma que a capital está avançando muito. “Estamos com 46% da nossa população vacinada, pessoas acima de 18 anos. Estamos aguardando a chegada de 90 mil doses da vacina Janssen, então o nosso público aumentaria. O nosso prefeito [Bruno Reis], tem dito que a meta até o final de julho é de até 50% da população imunizada, mas essas doses chegando a gente quer fazer isso o quanto antes, para dar tranquilidade para o nosso povo”, contou.
Ainda sobre a pandemia, a vice-prefeita disse que com a conscientização da população têm aumentado, causando uma redução dos números de ocupação dos leitos de UTI e regulares. “É verdade que na semana passada tivemos um aumento, chegamos a ultrapassar os 80% de pessoas internadas em leitos de UTI, mas hoje [15] estamos com 77%. Diminuímos também a pressão sobre os leitos de UTI, começamos o dia [14] com oito pessoas esperando por leitos e mais oito por clínica médica, cai para 10% do que tínhamos no auge na segunda onda, com 80 pessoas aguardando. Estamos preocupados, com o período de festas juninas se aproximando, de feriados, a gente pede que a população se reserve e fique em isolamento social. Vamos passar por um teste enquanto povo e cidade”, concluiu.