A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (17) a Emenda nº 12, ao PL 1011/2020. A emenda é de autoria da deputada federal Benedita da Silva (PT) e inclui as trabalhadoras e trabalhadores domésticos como prioridade no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
Segundo Benedita, “a maioria das trabalhadoras domésticas usa o transporte público, muitas delas trabalham em mais de uma residência, e além disso, têm contato direto com crianças, idosos, doentes e acamados. As trabalhadoras domésticas estão também nos supermercados fazendo as compras dos empregadores. Isso é o que eu chamo de contaminação em cadeia. Estamos falando de alguém que faz o trabalho de nossas casas, e que podem também contaminar os empregadores e vice-versa”, disse a deputada.
A deputada lembrou do caso da primeira trabalhadora doméstica que morreu de Covid-19, no Rio de Janeiro, após os empregadores retornarem de uma viagem à Itália.
Creuza Oliveira, secretária-geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), comemora a aprovação da emenda ao PL 1011/2020. "Parabenizo todas as trabalhadoras e trabalhadores domésticos por essa importante conquista. Gratidão à autora da emenda, a deputada federal Benedita da Silva. Viva a ciência”.
A presidente da FENATRAD, Luiza Batista, apelou para a sensibilidade dos deputados. “O trabalho doméstico é considerado essencial, portanto, é mais do que justo que a categoria esteja entre os grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19. Exposição nos transportes públicos, nas filas dos supermercados, nas casas dos empregadores etc. E, por tudo isso, faz-se necessária a imunização o mais rápido possível”, frisou.