Bahia

Prefeitura fez 12 mil reparos na iluminação em maio

Os pedidos foram feitos por meio dos canais do Fala Salvador e das Prefeituras-Bairro

Max Haack/Secom Salvador
Max Haack/Secom Salvador

Por meio da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), a Prefeitura vem trabalhando intensamente para melhorar a luminosidade de Salvador. De acordo com o levantamento do setor, vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), apenas no mês de maio passado, o órgão atendeu e solucionou cerca de 12 mil solicitações de reparos na cidade.

Os pedidos foram feitos por meio dos canais do Fala Salvador e das Prefeituras-Bairro. Dentre as unidades descentralizadas, as que mais solicitaram serviços nesse período foram as de Itapuã (14%), Liberdade, Cabula, Pituba e Cajazeiras (com uma média de 10% das solicitações cada). As demandas são atendidas em um prazo de até 48h. Nos casos emergenciais e de risco para a população o prazo é de até 24h.

Atualmente, Salvador tem cerca de 174 mil pontos de luz e, a Dsip estabeleceu rondas diárias em toda a capital e modernização da frota do serviço com georeferenciamento, adoção do aplicativo Ilumina Salvador para uso interno, e do serviço de auditoria Olho Vivo. “Nós tentamos ao máximo manter os canais de solicitação funcionando para prestar um serviço de qualidade e dentro do prazo previsto, atendendo a um objetivo maior que é o de garantir segurança e satisfação para o cidadão. Todos os dias as nossas rondas também verificam nas avenidas e ruas a situação dos postes e luminárias, registrando os que precisam de reparo”, disse o gerente de manutenção da Dsip, Igor Moreira.

Como solicitar 

A população pode pedir o reparo da iluminação pública por meio dos canais de comunicação do Fala Salvador: telefone 156, aplicativo Fala Salvador Cidadão, site www.falasalvador.ba.gov.br, e-mail [email protected]. Quem preferir, pode comparecer a uma das Prefeituras-Bairro, mediante agendamento pelo site horamarcada.salvador.ba.gov.br; pelo app Fala Salvador Cidadão; ou pelo WhatsApp, em contato com a assistente virtual Jana, através do número (71) 98392-3927.

Para que a solicitação seja bem atendida, é muito importante que o cidadão passe todos os dados relacionados à manutenção corretamente e acrescente um ponto fixo de referência do equipamento que precisa de conserto. A referência pode ser o número de identificação do poste ou o número da residência próxima a ele, por exemplo.