A Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), com o apoio da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), busca trazer para Salvador uma etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas de 2022 organizada pela Federação Internacional de Natação (Fina).
Segundo a Federação, o objetivo é trazer mais um grande evento esportivo para a capital baiana, que já foi sede da Meia Maratona e até a Copa do Mundo de futebol, como frisa o presidente da FBDA, Diego Albuquerque.
Para conseguir trazer o evento para a capital baiana, a FBDA está inscrevendo o projeto na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e busca o apoio do Governo do Estado, através da Sudesb, com quem já tem uma parceria ao longo dos anos, Prefeitura de Salvador, Saltur e também de empresas privadas.
A Bahia tem ao seu favor a realização, há mais de uma década, das finais do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas. Além de ter revelado atletas como Ana Marcela, número um no mundo e que vai para a disputa das Olímpiadas como uma das favoritas à conquista da medalha de ouro, Alan do Carmo, que já foi campeão mundial, e hoje conta com o atleta Victor Colonese.