Bahia

Sinjorba solicita ampliação da faixa etária dos profissionais de imprensa a serem vacinados

O documento foi encaminhado nesta terça-feira (15) ao CIB

Betto Jr/Secom
Betto Jr/Secom

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) enviou um ofício ao Secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e a presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde, Stela Souza, solicitando ampliação da faixa etária dos profissionais de imprensa a serem vacinados contra a Covid-19. O documento foi encaminhado nesta terça-feira (15).

Para o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, é fundamental ampliar a idade do público vacinado. “A maior parte dos profissionais de imprensa que está em serviço presencial nas redações de rádio, TV, jornais, sites e assessorias encontra-se na faixa etária abaixo dos 40 anos. Para cada trabalhador vacinado pela resolução 085/2021 da CIB [Comissão Intergestores Bipartite] outros dois ficaram de fora do direito e continuam arriscando suas vidas no trabalho cotidiano”, declarou Neves.

No ofício em questão, enviado aos representantes do governo estadual, o Sinjorba informou para garantir segurança jurídica ao pleito de imunização dos profissionais de imprensa, o sindicato, juntamente com a Fenaj e a ABI, entrou com ação judicial contra a União. O objetivo é solicitar a correção da tabela de categorias constantes no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO) e, assim, incluir aquelas dos serviços considerados essenciais, como é o caso da imprensa (Decreto 10.288 de 22/03/21).

“O acerto dessa decisão serviu de exemplo ao estado do Maranhão e algumas cidades do Mato Grosso, que também fizeram o mesmo. E agora, influenciou até o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que no último sábado (12), defendeu em coletiva a inclusão da categoria no PNO”, finalizou Moacy, agradecendo ao secretário da Sesab e a presidente do Cosems pelo empenho e coragem em encaminhar a aprovação da inclusão dos profissionais de imprensa da Bahia no rol das categorias de trabalhadores a serem imunizadas.