O segundo ano de pandemia na Bahia terá consequências negativas no setor comercial para o período junino. Apesar disso, a movimentação econômica foi considerada satisfatória no Dia dos Namorados diferente do que se é projetado para o São João, de acordo com o Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas).
Ao LDNotícias, Paulo Mota, presidente do Sindilojas, informou que a categoria teve um bom resultado nas vendas tanto das lojas como no comércio de rua, no último sábado (12). "Tivemos uma movimentação melhor no sábado. O crescimento foi de 1% se comparado com 2019, já que em 2020 o comércio estava fechado devido aos protocolos sanitários vigentes", afirmou. "Quando o comércio se mantém funcionando regularmente conseguimos obter um crescimento mais firme", ressaltou nesta segunda-feira (14).
Sobre os festejos juninos, Mota lamentou o fechamento do transporte intermunicipal anunciado pelo governador Rui Costa no dia 1º de junho. O serviço público ficará suspenso entre os dias 20 e 27 de junho. "Há uma perda desses consumidores que vem para Salvador e também saem daqui com destino ao interior. Isso gera uma baixa expectativa para o setor neste período", informou.
O porta-voz do Sindilojas disse ainda esperar que a população respeite os protocolos sanitários neste período do São João para que o comércio continue funcionando. "A estratégia é manter funcionando, pois se o lockdown voltar pós festejos causa um prejuízo econômico enorme, não somente para o Sindilojas, mas para todo o estado", comentou.
Mota fez um apelo para a população. "Esperamos que haja por parte dos consumidores responsabilidade para manter respeitando os protocolos, que não se gere aglomerações e continuem usando alcoól em gel", pediu. "Estamos cansados dessa situação, mas precisamos ter paciência", encerrou.