Política

CPI: Cientistas Natalia Pasternak e Claudio Maierovitch depõem nesta sexta (11)

Os pesquisadores devem esclarecer a melhor forma de enfrentamento à pandemia

Elza Fiuza/Agência Brasil e Gute Garbelotto/CMSP
Elza Fiuza/Agência Brasil e Gute Garbelotto/CMSP

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, recebe nesta sexta-feira (11) os cientistas Natalia Pasternak e Claudio Maierovitch. O inquérito está marcado para começar às 9h.

Natalia Pasternak é microbiologista e diretora-presidente do Instituto Questão de Ciência. A cientista também é colunista do jornal O Globo. A convite da ONU, é integrante da Equipe Halo, um time de cientistas que promove esclarecimentos sobre vacinas no TikTok.

Já Cláudio Maierovitch é médico sanitarista, especialista em políticas públicas e gestão governamental e mestre em medicina preventiva e social. Atualmente é coordenador do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde da Fiocruz Brasília. O médico já foi presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A presença de Pasternak e Maierovitch à CPI, atende a requerimentos aprovados dos senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Humberto Costa (PT-PE) e Marcos do Val (Podemos-ES) — este último, apenas no caso de Natalia Pasternak.

Os parlamentares citam a trajetória pública e acadêmica nacional e internacional dos profissionais nas justificativas, afirmando que os cientistas têm condições de esclarecer ao país sobre a melhor forma de enfrentamento à pandemia de covid-19.