Bahia

Empresas de energia eólica pretendem investir quase R$ 1 bilhão na Bahia

Durante a fase de construção está prevista a geração de 330 empregos diretos e 100 indiretos

Divulgação
Divulgação

A Statkraft Energias Renováveis e a Ventos de São Vitorino Energias Renováveis assinaram protocolos de intenções destinados à implantação de complexos eólicos para geração de energia elétrica na Bahia. Com um investimento de R$ 975 milhões, os complexos eólicos devem ser instalados nos municípios de Brotas de Macaúbas (Statkraft), e Uibaí e Ibipeba (São Vitorino). Os protocolos foram assinados entre as empresas e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) nesta terça-feira (8).

Durante a fase de construção está prevista a geração de 330 empregos diretos e 100 indiretos. Na futura operação, a previsão é de gerar quatro postos de trabalho diretos e oito indiretos.

“A Bahia já se destaca no cenário nacional de energia eólica, e isso é um fator que atrai novos investidores do setor. Além disso, a confiança jurídica das questões tratadas com o Governo do Estado também contribui para que esses novos investimentos cheguem a nossa Bahia”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal.

Leal lembra ainda que os protocolos assinados nesta terça-feira (8) preveem como compromissos das empresas a promoção de treinamento e a capacitação de mão de obra especializada, prioritariamente local, a ser aproveitada no empreendimento e também a contratação de empresas estabelecidas na Bahia para a realização das obras civis, contratação dos serviços e aquisição dos insumos necessários à implantação e operação do empreendimento.