O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga afirmou, nesta segunda-feira (7), que não vê "risco adicional" na realização da Copa América no Brasil. O país será sede da disputa em 2021 e a realização do campeonato foi confirmada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, na última terça-feira (1º).
De acordo com Queiroga, o país recebeu outros eventos esportivos como o Campeonato Brasileiro que segundo ele, "ocorreu normalmente, com várias partidas, não houve sequer um caso de contaminação no campo”.
Para o ministro da Saúde, existe um controle sanitário no Brasil que permite o monitoramento de casos da Covid-19 enquanto o evento acontece. Segundo ele, "as pessoas estão entrando no país seguindo as regras, com exames de RT-PCR. Com controle sanitário adequado, eu não vejo um risco adicional em função dessa competição. A vigilância em saúde existe. Os protocolos sanitários da CBF são validados por especialistas”.
Para Queiroga, não cabe ao ministério a proibição do evento. "A prática de esportes não está proibida. A Copa América é um evento privado. Não compete ao Ministério da Saúde autorizar ou não”, completa o ministro.