Bahia

Bancários participam de carreata para pedir inclusão no plano de vacinação

Sindicato atua há meses pela inclusão dos trabalhadores no grupo prioritário

Divulgação
Divulgação

Bancários de toda a Bahia saíram em carreata, na manhã deste sábado (5), para pedir a inclusão dos trabalhadores das agências no grupo de prioridade contra a Covid-19. Em Salvador, no Vale do Canela, diversos carros ocuparam a via. 

Antes de sair em direção ao Imbuí, local de dispersão, o presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos, destacou o importante papel cumprido pelos bancários durante a maior crise sanitária da história do Brasil e denunciou novamente a falta de vacina para os trabalhadores que estão incluídos na lista de atividades essenciais, conforme o Decreto 10.282 de Março de 2020. 

Ressaltou que a categoria trabalha desde o início da pandemia do coronavírus, inclusive quando os estados decretam medidas restritivas. No entanto, ainda assim, é ignorada pelo governo Bolsonaro e segue de fora do Plano Nacional de Imunização (PNI). 

O Sindicato atua há meses pela inclusão dos trabalhadores no grupo prioritário. E já enviou diversos documentos ao Ministério da Saúde, participou de reuniões com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além de realizar campanhas, abaixo-assinado, protestos e audiências para cobrar celeridade na vacinação.  

Nesta sexta-feira (4) o presidente do sindicato e vereador, Augusto Vasconcelos, foi o entrevistado do programa Ligação Direta, da Rádio Salvador FM, e de acordo com ele, desde o aparecimento da doença, houve um aumento de 66% nos óbitos dos profissionais. Para pressionar, os bancários devem fazer uma paralisação de 24h na Bahia na próxima terça-feira (8).