O músico Firmino de Itapoan, 78 anos, faleceu neste sábado (29). O sambista sofreu uma parada cardiorrespiratória. Com 60 anos de carreira, Firmino já foi homenageado pela Câmara Municipal de Salvador em 2011, quando recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares por ser o "pioneiro na divulgação do samba de roda no Brasil".
O artista vendeu mais de 300 mil discos na década de 1980 e ficou conhecido por compor sucessos nacionais como ‘Samba de malandro’, ‘Boa noite pra quem é de boa noite’ e ‘Moinho da Bahia queimou’.
Por meio das redes sociais, o governador da Bahia Rui Costa lamentou a morte do sambista. “Recebi com tristeza a notícia do falecimento de Firmino de Itapuã, que dedicou mais de 60 anos ao samba e à cultura da Bahia. Apesar do nome artístico, Firmino nasceu na Liberdade, como eu, e era nome forte nos palcos do Pelô. Nossos sentimentos aos seus familiares, amigos e fãs”, publicou Rui.
Confira:
Recebi com tristeza a notícia do falecimento de Firmino de Itapuã, que dedicou mais de 60 anos ao samba e à cultura da Bahia. Apesar do nome artístico, Firmino nasceu na Liberdade, como eu, e era nome forte nos palcos do Pelô. Nossos sentimentos aos seus familiares, amigos e fãs. pic.twitter.com/zxiIfXXYtT
— Rui Costa (@costa_rui) May 30, 2021