Um americano passou pelo maior e mais complexo transplante de rosto já realizado pela medicina. O bombeiro voluntário, Patrick Hardison, 41 anos, teve a face completamente desfigurada durante um resgate em setembro de 2001, dias antes do atentado terrorista às Torres Gêmeas.
Hardison ficou desfigurado quando o teto de uma casa em chamas caiu sobre ele durante o resgate. Ele perdeu as pálpebras, as orelhas, os lábios, a maior parte do nariz, o cabelo e as sobrancelhas.
A cirurgia que deu um novo rosto ao bombeiro foi realizada em agosto, mas seus resultados só foram divulgados pelo Centro Médico NYU Langone na segunda-feira (16).
O procedimento, que durou 26 horas, foi liderado pelo cirurgião Eduardo Rodriguez e contou com mais de 100 médicos, enfermeiros e técnicos. Antes de chegar ao Centro Médico NYU Langone, o paciente já havia feito outras 70 cirurgias de reparação.
O transplante cobriu o crânio, a clavícula chegando longe o suficiente para deixar apenas um pequeno pedaço de cabelo original dele, combinado com o cabelo que crescerá no novo couro cabeludo. Hardison ainda ganhou duas novas orelhas.
Hardison segue fazendo fisioterapia no hospital para recuperar totalmente os movimentos da face.
Assita vídeo:
(Foto: Reprodução)