Os pacientes da pediatria e neonatologia do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) poderão desfrutar de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), a partir de junho.
O serviço de fisioterapia da instituição vai ofertar, às segundas e terças, pela manhã e tarde, e em alguns dias dos finais de semana, shantala, yoga para crianças, yoga para cuidadores, auriculoacupuntura e meditação. Desde 2018, as PICs já são oferecidas para os pacientes adultos internados nas enfermarias.
Com a ampliação, além dos bebês e crianças internados, serão atendidos pais e acompanhantes que necessitem desses recursos.
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, conforme o Ministério da Saúde, são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. As indicações são embasadas no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.