Profissionais de saúde, escritores e artistas lançaram nesta segunda-feira (24), uma iniciativa denominada “Vidas brasileiras''. A ação tem como propósito defender o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
No pedido, os profissionais destacam que o presidente disseminou informações falsas com relação aos riscos da pandemia, divulgando e incentivando a adoção de “tratamento precoce” que consiste no uso de medicamentos que não possuem eficácia comprovada no combate a Covid-19. Além disso, Bolsonaro desautorizou a aquisição de imunizantes e questionou a segurança das vacinas, atrasando o processo de vacinação da população. Contudo, o pedido de afastamento ainda não foi formalizado na Câmara de Deputados.
Dentre os artistas que apoiaram o afastamento do presidente estão Fábio Porchat, Felipe Neto e Xuxa Meneghel. Segundo eles, em suas declarações, o presidente violou o decoro e a dignidade de seu cargo, afrontando a honra e a dignidade nacional, praticando, então, o crime de responsabilidade tipificado no artigo 9º da Lei nº 1.079/50, a Lei do Impeachment.
Confira o apelo feito nas redes sociais da apresentadora Xuxa: