A prefeita de Chicago (EUA), Lori Lightfoot, anunciou na última quarta-feira (19) que só vai dar entrevistas a jornalistas negros. Através de cartas enviadas aos veículos de imprensa da cidade, ela explicou tal decisão como forma de incentivo para a promoção de mais diversidade dentro do jornalismo.
Em texto, a prefeita da cidade que além de negra é assumidamente LGBT, disse que desde que foi eleita, os Estados Unidos vem passando por um “ajuste de contas” em torno do racismo. “Ao observar a ausência de diversidade na comunicação da prefeitura e em outras redações, infelizmente, não parece que muitas das instituições de mídia em Chicago perceberam e realmente não abraçaram este momento”, disse Lori em alusão aos movimentos de justiça racial desencadeados após a morte de George Floyd.
A gestora municipal terminou o comunicado lançando um “desafio” aos veículos de comunicação. “Contratem repórteres de cor – e especialmente mulheres de cor – para cobrir a política de Chicago, e da prefeitura em particular”, concluiu.