Mesmo após uma aluna do Colégio Antônio Vieira ter testado positivo para o coronavírus, a instituição de ensino decidiu manter as aulas presenciais da turma. De acordo com as recomendações do Governo do Estado no protocolo de retomada prevê a suspensão do modelo presencial por 14 dias em caso de confirmação para coronavírus em alunos.
O comunicado do colégio aos pais apontou que a estudante participou das aulas presenciais na segunda, quarta e sexta da semana passada e começou a apresentar sintomas no domingo (9). Segundo o comunicado, por esse motivo a aluna já não foi à escola na segunda (10) e realizou o teste – que deu positivo.
Em nota, o Colégio afirmou que não quis dizer que um assintomático não pode transmitir o coronavírus, mas que, segundo as estratégias baseadas em sintomas da Anvisa e do infectologista Claudilson Bastos, que presta serviço para o colégio, cada caso é observado de forma individual, o que ocorreu com a aluna infectada.
"O protocolo já prevê quais deveriam ser as medidas adotadas em casos suspeitos ou confirmados de covid-19 na comunidade escolar, compreendendo, entre outras, a comunicação às famílias, orientação especializada do Serviço Médico do Colégio e, a depender do caso, a suspensão das aulas na turma, seguindo os critérios da Anvisa", disse o Vieira.
Por fim, o Vieira afirmou que segue rigorosamente as orientações dos protocolos sanitários, de acordo com cada caso. Além disso, apontou que se os eventuais casos, avaliados individualmente, assim indicarem, adotará as medidas previstas que podem incluir a suspensão das aulas na turma onde a criança infectada estuda.