Por: Brenda Ferreira
Durante a participação no programa Ligação Direta, na Rádio Salvador FM, na manhã desta segunda-feira (10), o infectologista Robson Reis alertou para alguns cuidados que a população ainda deve ter com a covid-19, mesmo sendo vacinada com as duas doses.
“Nenhuma vacina confere 100% de imunidade. Você ainda tem o risco de contrair a doença. Pode ser mais branda, mas deve manter o mesmo costume. Uso de álcool em gel, distanciamento social, máscara, etc”, explica o médico.
Robson Reis estima ainda que “quando atingirmos 70% da população vacinada, talvez dê um conforto para a gente. Mas é importante lembrar que ainda estão desenvolvendo se ela [a vacina] protege só contra a doença ou transmissibilidade”.
Após diversos relatos de pessoas que se infectaram, mesmo depois da segunda dose, o infectologista explicou que a imunidade da vacina começa a ser garantida depois de 15 dias, mas a resposta melhor é a partir de 30. “15 dias após, o seu sistema imune já tem uma resposta eficiente. Por isso, essas pessoas que se infectam e vem a óbito, podem ter ficado doentes antes desses 15 dias, ou seja, 48h depois de tomar a vacina ou uma semana depois, de fato a pessoa não vai ter garantia”. Robson Reis orienta ainda que é importante avaliar cada caso.
O infectologista comentou ainda sobre algumas pessoas desconfiarem da legitimidade das várias vacinas que estão sendo produzidas e distribuídas pelos países. “Nenhuma vacina entra pra ser administrada de forma global se ela não demonstrar eficiência. São vacinas seguras, o risco é muito menor à Covid”.
Confira entrevista completa abaixo: