Da redação LD Notícias
Mais de 200 casas do bairro de Pernambués serão beneficiadas com obras do programa Morar Melhor. O prefeito Bruno Reis, autorizou as obras em cerimônia simbólica na manhã desta quinta-feira (6).
“Através desta iniciativa estamos realizando o sonho de milhares de famílias que construíram casas, muitas vezes sem reboco, sem pintura, com telhados improvisados e que vivem em condições de insalubridade”, disse Bruno, acompanhado da vice, Ana Paula Matos.
Das 200 casas selecionadas para o programa, 38 residências foram concluídas, 30 estão em andamento e as 132 restantes terão as obras iniciadas nos próximos dias. Esta é a terceira etapa do programa na localidade, que destinará até R$7 mil para a reforma de cada imóvel.
Os critérios para escolha dos imóveis incluem a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE, maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento, maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza, com renda per capita inferior a R$85, maior predominância de mulheres chefe de família, maior densidade habitacional e precariedade obtida pela observação de campo. Não são contempladas casas em situação de risco cadastradas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), imóveis de aluguel e famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.
O projeto, que já existe desde 2015, já beneficiou mais de 30 mil moradias em Salvador. A meta traçada pela prefeitura é contemplar 50 mil casas até o fim do ano de 2024.