Por: Brenda Ferreira
Já aprovado pela Câmara dos Deputados, o PL 5.595/2020, que prevê volta às aulas presenciais antes do fim da pandemia e torna a educação básica e o ensino superior serviços essenciais, foi votado pelo Senado na quarta-feira (5). Apesar disso, senadores questionam a segurança neste momento. Em entrevista ao programa Ligação Direta, na Rádio Salvador FM, nesta quinta (6), o senador Jaques Wagner (PT) defendeu que o retorno às atividades educacionais presenciais é precoce, se não tiver segurança.
“Sei que alunos e pais deles querem ver alguma notícia sobre volta às aulas, mas isso tem que ser feito com absoluta segurança. Porque o aluno pode se contaminar e passar para a família, o que vai gerar um problema muito maior. Tem que ter muita cautela. O ideal é que a gente pudesse ter professores vacinados, não adianta ficar com extremismo. Tem que dar condição porque para mim não vai resolver”.
Com a conclusão do PL, assim como as atividades de hospitais, supermercados e de segurança pública, as aulas não serão interrompidas durante crises sanitárias. A proposta estabelece protocolos de segurança sanitária para o ensino.
Foto: Alessandro Dantas