Por: Rodrigo Portela
A CPI da Covid no Senado estuda convocar novos nomes para depor ao colegiado. O requerimento será analisado ainda nesta quarta-feira (5). Dentre os nomes estão representantes de laboratórios que produzem vacinas, Instituto Butantan, Pfizer, Fiocruz, e, os responsáveis pela vacina russa, Sputnik V.
O vice- presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), defendem também a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para depor no inquérito. O interesse pela participação de Guedes veio após declarações feitas pelo ex- ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta terça-feira (4), em seu depoimento no inquérito, onde chamou Guedes de ‘’intelectualmente desonesto” e afirmou que o ministro da Economia é “pequeno” para o cargo que ocupa.
Além deles, a CPI avalia convocar o ex- secretário de comunicação, Fabio Wajngarten, que fez críticas à gestão do ex-ministro da saúde, Eduardo Pazuello. A iniciativa de convocar o ex- secretário partiu da senadora Maranhense, Eliziane Gama (Cidadania). A parlamentar busca informações do ex- ministro sobre as negociações iniciadas em setembro de 2020 com a farmacêutica Pfizer, e o motivo pelo qual o governo brasileiro recusou a compra do lote de imunizantes ofertados pela farmacêutica, no ano passado.