A prefeitura de Salvador lançou nesta quarta-feira (5), por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), o Maio Amarelo, mês dedicado a chamar atenção da sociedade sobre a segurança viária. Com o programa, as regiões do entorno da Igreja do Bonfim e na área do Greenvile, em Patamares, passarão a ter velocidade de 30 km/h.
O Zona 30 foi criado na Alemanha e adotado por diversos países e capitais brasileiras que visa delimitar áreas urbanas mais seguras para pedestres e ciclistas, inclusive, as cidades que adotaram o projeto tiveram redução no índice de acidentes com vítimas. Um projeto semelhante – o Trânsito Calmo – foi implantado na Pituba, Barra e Rio Vermelho.
A Transalvador vai oferecer um curso de atualização em pilotagem segura voltado para mototaxistas e motofretistas. O curso integra o programa “Vivo na Moto”, mantido permanentemente pela superintendência, e é inspirado nos índices apresentados pela circulação de motocicletas na cidade, cuja frota aumentou em 50% no período de 2013 a 2020, ultrapassando a marca de 150 mil veículos motorizados de duas rodas. Além desta iniciativa, a prefeitura vai lançar uma campanha publicitária voltada à conscientização desses condutores.