Saúde

Vilas-Boas defende Sputnik V e critica a Anvisa, após parecer da CTNBio

O secretario da Saúde usou as redes sociais nesta quarta-feira (28)

NULL
NULL

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, defendeu a vacina Sputnik V e criticou mais uma vez a Anvisa. Nesta quarta-feira (28), o secretário afirmou que há um contrassenso entre a Anvisa e a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio).

O gestor da pasta da Saúde recordou que a CNTBio, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), emitiu um relatório aprovando a Sputnik V.

"A @CTNBio – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança APROVOU ontem (26) a segurança do organismo geneticamente modificado (adenovírus) da vacina #SputinikV. Em outras palavras a comissão garantiu a SEGURANÇA do IFA (insumo farmacêutico ativo)", disse na rede social Twitter.

Nesta terça-feira (27), a agência sanitária brasileira negou a autorização da importação e o uso emergencial das doses da vacina.

"O CTNBio responde ao questionamento da Anvisa sobre os adenovírus usados na SputinikV e conclui: não há riscos. É um contrasenso. A ANVISA diz que a vacina não é segura e o a comissão do governo responsável por atestar a segurança de produtos como esse, diz o oposto", escreveu.

 

Fonte: redes sociais/Twitter Fabio Vilas-Boas//LC