A Defesa Civil de Salvador (Codesal) vai realizar pela primeira vez três simulados de evacuação de áreas de risco de forma simultânea. O treinamento, que busca reduzir danos e preservar vidas, ocorrerá neste sábado (10) nas comunidades de Bosque Real (Sete de Abril), Calabetão e Bom Juá. As sirenes serão acionadas nas localidades às 9h.
Com o intuito de alinhar os preparativos para a realização dos simulados foram realizadas três reuniões na sede da Codesal, nesta quarta-feira (7). Foram discutidas questões relativas ao acionamento das sirenes, os trechos de cada área que requerem mais atenção, o uso das escolas como abrigos provisórios e as equipes de evacuação.
Participaram destas reuniões o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, e técnicos da pasta, além dos titulares das Prefeituras-Bairro de Pau da Lima, Edmar Fernandes, Liberdade/São Caetano, Raimundo Castro, e do Cabula, Fabio da Mata.
“Neste período em que as chuvas ocorrem com maior intensidade na capital, os cidadãos precisam estar preparados. Os simulados são realizados exatamente para que a população saiba como agir de forma célere garantindo sua proteção”, explicou Macêdo.
Simulados – Na prática, o Sistema de Alerta e Alarme é acionado quando o nível de chuva chega a 150 mm em 72 horas. Durante o treinamento, após o acionamento das sirenes, os moradores devem seguir rotas de fuga determinadas de forma rápida e ordenada. Essas rotas já foram estabelecidas previamente em diálogos com as comunidades.
Depois, os cidadãos devem se dirigir ao ponto de encontro onde serão encaminhados para abrigos. Como parte do exercício, ao chegar no local, os moradores serão cadastrados e a atividade será encerrada.
Em uma situação real de acionamento da sirene, a orientação da Codesal é que os moradores tenham um kit preparado com documentação e medicamentos controlados para caso tenham que se deslocar para um abrigo com rapidez. Além disso, é recomendado que os aparelhos elétricos das residências sejam desligados antes de deixarem seus lares.
Os simulados vão ocorrer com apoio das Prefeituras-Bairro, Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) e da Secretaria da Educação (Smed), por meio das Gerências Regionais de Educação de São Caetano, Cajazeiras e Cabula. Aproximadamente 50 profissionais da Codesal estarão envolvidos nas atividades de prevenção.
Fonte: Codesal//LC