As clínicas de imagem da capital baiana tiveram uma visita surpresa nesta sexta-feira (26). Agentes da Vigilância Sanitária de Salvador realizaram vistorias para garantir o cumprimento dos protocolos municipais de saúde contra a covid-19.
A operação do órgão da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) ocorreu por conta do alto número de denúncias de irregularidades que as clínicas do setor estão recebendo através do Disque Salvador, no 156.
De acordo com a vigilância, as denúciias mais comuns são sobre o número de pacientes aglomerados em locais fechados e a falta de distanciamento mínimo entre os presente, por conta da ausência de marcações previas, exigidas pela gestão municipal para funcionamento das clínicas. As equipes de fiscais visitaram clínicas em bairros como Barra, Ondina, Rio Vermelho e Itaigara, onde estão algumas das clínicas denunciadas, para uma avaliação não só de recepções e corredores, como ambientes de atendimento dos profissionais com os pacientes.
Apesar das denúncias, após a vistoria, o balanço feito pelos fiscais que foram até às clínicas foi positivo. Segundo eles, de maneira geral, os estabelecimentos têm seguido os protocolos corretamente, necessitando de alguns ajustes, como a disposição de álcool em gel em lugares mais estratégicos e meios que evitem o contato direto entre recepcionistas e pacientes.
Fonte: Correio 24 horas
MC