No domingo (21), haveria uma reunião de emergência para discutir a escassez de medicamentos para a intubação de pacientes com Covid-19. Entretanto, o evento foi cancelado porque a Agência Nacional de Vigilância não enviou o e-mail de convocação e confirmação do horário do encontro.
A reunião foi remarcada para esta terça-feira (23).
Segue nota da Anvisa:
Em relação ao cancelamento da reunião que seria realizada no domingo (21) entre a Anvisa, o Ministério da Saúde, o Ministério da Economia, o Sindusfarma, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a Anvisa vem esclarecer o seguinte:
– Na sexta-feira (19), às 19h27, foi enviado convite para os participantes externos à Anvisa, contendo o link para a reunião virtual.
O convite foi enviado para os representantes do Ministério da Saúde, que distribuiriam o convite também ao Conass e ao Conasems, e para o representante do Ministério da Economia.
– No entanto, houve uma falha no momento do preenchimento dos e-mails no sistema de reuniões on-line, o que resultou no não envio da mensagem para o Sr. Nelson Mussolini, diretor do Sindusfarma, que seria o responsável por convidar as empresas fabricantes.
– No sábado, às 17h44, por meio de ligação telefônica entre o diretor Romison Mota (Quarta Diretoria da Anvisa) e o Sr. Nelson Mussolini, verificou-se que este último não havia recebido o convite para a reunião e que, pelo adiantado da hora, não seria mais possível convidar os representantes das empresas para o encontro, que ocorreria no domingo, às 11h. Decidiu-se, então, pelo adiamento da reunião para a próxima terça-feira (23)
– A Quarta Diretoria da Anvisa esteve reunida no sábado, das 10h às 12h, conforme agenda pública, com os representantes do Ministério da Saúde, Casa Civil, Conass e Conasems. No mesmo sábado houve outra reunião, das 21h às 23h40, também com o Ministério da Saúde, Casa Civil e demais ministérios. No domingo, houve outra reunião das 9h às 12h, também com o Ministério da Saúde, a Casa Civil e demais ministérios.
– Fruto de tratativas realizadas ao longo do domingo por diversos atores, estão ocorrendo entre hoje e terça-feira reuniões individualizadas entre o secretário Franco Duarte e representantes dos maiores fabricantes de medicamentos para intubação orotraqueal.
– A Anvisa, cumprindo seu papel em favor da saúde pública brasileira neste momento de agravamento da pandemia, vem adotando diversas medidas a fim de facilitar a produção e a disponibilização de produtos e medicamentos no país.
Fonte: Anvisa//LC