O Vitória terá hoje um dos jogos mais importantes da reta final da Série B. Às 18h, encara o América-MG fora dos seus domínios, em Belo Horizonte, para dar mais um passo rumo à primeira divisão do Brasileiro. O canal Sportv transmite e o CORREIO acompanha todos os lances em tempo real.
O confronto promete ser equilibrado. O Leão é o 3º, com 60 pontos, e o time mineiro é o vice-líder, com a mesma pontuação. Só fica à frente na tabela porque tem 18 triunfos, um a mais que o Vitória.
O vencedor da noite no estádio Independência ficará muito próximo do acesso. E a torcida rubro-negra tem motivo para se animar. A primeira boa notícia é que o Leão tem um bom retrospecto fora de casa. Dos 60 pontos conquistados nesta Série B, 26 foram como visitante.
A boa campanha rende ao Vitória a condição de segundo melhor visitante da competição, só atrás do Botafogo. Ao todo foram 17 jogos, com sete triunfos, cinco empates e outras cinco derrotas. O aproveitamento é de 50,6%.
Para os mais supersticiosos, outra boa notícia. O Vitória defende uma invencibilidade desde 1972 contra o América-MG, quando as duas equipes se enfrentaram pela primeira vez. A lei do futebol, neste caso, funciona como a lei da selva, onde o Leão é o rei.
Ao todo, foram 13 partidas, válidas pelas séries A e B do Brasileiro e pela Copa do Brasil. Nestes 43 anos, foram dez triunfos rubro-negros e três empates. O último aconteceu no dia 1º de agosto, pela 16ª rodada, com 1×1 no Barradão.
Na última vez que os dois se enfrentaram no palco do jogo de hoje, em 2012, o Vitória venceu por 2×1. E, naquele ano, o rubro-negro conquistou o acesso.
Foto: Divulgação/ECV