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Os trens do Subúrbio Ferroviário de Salvador realizaram a última viagem com passageiros no sábado (13), encerrando a operação do transporte após quase 160 anos de atividades. Na segunda-feira (22), as 10 estações que faziam parte do sistema foram fechadas e imediatamente iniciadas as obras de implantação do novo sistema: Veículo Leve de Tranporte (VLT).
O presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), José Eduardo Copello, foi o entrevistado do programa Isso é Bahia, na rádio A TARDE FM, na sexta-feira (19), e analisou os impactos do novo modal para a população da região do Subúrbio.
“O novo sistema terá 23,3 km de extensão, 25 estações previstas, atendendo desde a Ilha de São João, em Simões Filho, até a integração com o metrô na estação Acesso Norte. A tarifa vai ser integrada aos sistemas de ônibus e metrôs, além do tempo de viagem, que vai ser de 25 minutos. Antes, com os trens, o tempo era de 40 minutos”, frisou.
Com o fim da operação dos trens, a primeira etapa de obras para implantação do VLT do Subúrbio já foi iniciada, cuja previsão de conclusão é de até três meses. De acordo com Copello, neste momento, as obras estão focadas na remoção do sistema antigo e da rede elétrica, o que interfere na colocação de máquinas de grande porte.
“Na estação da Calçada, já há início de trabalhos do novo sistema, com a remoção de trilhos, tapunamento da via, sondagem e teste de carga de fundações. O contingente de pessoas ainda é pequeno, mas a expectativa é a de que 2.500 pessoas trabalhem nesta etapa de obras e, durante a operação, 700 ou 800 profissionais”, afirmou.
Fonte: A Tarde//LC