A manutenção das provas presenciais do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos dias 17 e 24 deste mês representa uma atitude autoritária e irresponsável do ministério da Educação.
A afirmação é do secretário de Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, em entrevista exclusiva ao programa Ligação Direta da Salvador FM desta quarta,13.
A manifestação do secretário se deve ao risco de contaminação dos alunos pelo Covid-19 em virtude das aglomerações que irão se formar na porta das escolas pelos próprios alunos, dos pais, dos ambulantes vendendo água, canetas e tantas outras atividades, "a grande preocupação nossa é com a vida", disse o secretário.
Desde novembro do ano passado que encaminhamos ofício ao ministério da Educação ponderando o risco da realização do exame devido ao Covid-19, solicitando a transferência, mas não fomos ouvido.
Além das aglomerações na porta das escolas, nas dependências e nas salas de aula onde os exames serão realizados, teremos o deslocamento dos estudantes.
Para o secretário, a posição da justiça de deixar a critério dos estados e municípios a decisão de realizar ou não o exame é muito complexa.
O Inep requesitou 171 escolas estaduais para realização das provas, que já estão devidamente preparadas para receber os alunos, ficando, no entanto, "sob a responsabilidade do Inep o cumprimento dos protocolos de defesa dos alunos contra o Covid-19", concluiu.
.
Da Redação do LD por Alberval Figueiredo
Jornalista