Com o aumento nas tarifas de energia, os brasileiros estão em busca de alternativas para diminuir o seu consumo de energia. O objetivo não é racionar, mas tornar o consumo mais eficiente. "A ideia não é cortar o conforto, mas não desperdiçar. O consumidor pode ter todos os equipamentos em casa, mas o importante é usar quando necessário", explica a gerente de Eficiência Energética da Coelba, Ana Christina Mascarenhas.
Nesta linha, o hábito do consumidor faz grande diferença. Não adianta aplicar recursos na tecnologia adquirindo equipamentos eficientes com SELO PROCEL mas, na hora de usar, desperdiçar energia deixando ligado sem necessidade. “Se eu invisto num novo ar condicionado com baixa potência, mas deixo ligado muito tempo, ou seja, mais do que o necessário, com certeza pagarei mais do que se usar o velho menos tempo”, explica Ana Christina. Vamos lembrar que consumo de energia (kWh) é igual à soma das potências de todos os equipamentos em kW vezes a quantidade de horas de utilização por dia, no período de leitura da conta de energia que pode variar de 27 a 33 dias.
Por isso, foi listado algumas boas e importantes dicas para você economizar energia na sua casa. Entre elas, verificar a borracha da geladeira, aproveitar luz natural ao máximo, manter limpos os filtros dos condicionadores de ar, tomar banhos quentes mais curtos e na temperatura verão quando utilizar o chuveiro elétrico ou mais curtos ao utilizar aquecimento com boiler.
Mascarenhas também faz algumas observações importantes. "Existem alguns equipamentos com carga fantasma. Ele está desligado, sem nenhuma lâmpada acesa, mas como está ligado na tomada, isso demonstra que ele continua consumindo energia. Tem que tirar da tomada sempre que possível. Hoje vários equipamentos funcionam desse jeito, como laptops, TVs , canal a cabo, wi-fi, alguns aparelhos de som, impressoras e, principalmente, equipamentos que funcionam com wi-fi remotamente", completou.
Foto: Reprodução/iBahia