Foto: Saulo Kainuma
As vendas em shoppings neste Natal foram mais baixas do que as registradas em 2019. Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), baseados no Índice Cielo do Varejo Ampliado, as quedas foram de 12% na comparação com o ano anterior.
Outro levantamento feito pela Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) também mostra queda. Apenas as joalherias e as lojas de artigos para o lar venderam mais do que em 2019. De acordo com a associação, os setores registraram alta de 6% e 15%, respectivamente, no Natal deste ano.
Alimentação e serviços foram os segmentos que tiveram as quedas mais altas, venderam até 35% menos do que em 2019. Vestuário e calçados apresentaram queda de 28%, perfumaria 20%, acessórios e óticas 18% e lingerie/roupas íntimas 12%. Segundo a associação, a queda nas vendas neste ano foi de cerca de 40% por conta das medidas restritivas impostas na tentativa de conter a pandemia de coronavírus.
Fonte: Folha de S.Paulo//LC