A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) intensificou a fiscalização na orla da Barra durante esta semana. Nesta quinta-feira, 10, uma equipe do órgão tem atuado nas praias do Farol e Porto da Barra desde as 8h e segue até as 18h, orientando permissionários e vendedores ambulantes quanto ao respeito aos protocolos geral e específico de funcionamento das atividades econômicas no local.
"Nosso objetivo, com estas vistorias, é orientar os ambulantes das praias da Barra para que sigam os protocolos definidos pela Prefeitura no combate à Covid-19. Entre elas estão a obrigatoriedade do uso da máscara e o respeito ao distanciamento entre eles. Também lembramos que continua proibida a utilização de cadeiras, ombrelones e sombreiros no Porto da Barra", destacou Marcus Passos, titular da Semop.
Rondas
Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) também atuam no acesso ao Porto da Barra fazendo o controle das normas de prevenção à pandemia. A intenção é evitar aglomerações, descumprimentos e garantir a segurança de quem vai à praia.
Além da atuação no acesso ao Porto da Barra, a Guarda mantém rondas constantes nas demais praias. A Semop também mantém a fiscalização em outras praias de maior movimento na cidade, com escalas programadas para atender ao máximo de praias possível.
Acesso
Desde que foi reaberta, no mês passado, a praia do Porto da Barra conta com apenas um portal de acesso situado próximo ao Forte Santa Maria. A partir desta sexta-feira, 11, a prefeitura também instalará dois portais de acesso na praia do Farol da Barra, com ação executada pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman).
Uma das estruturas ficará ao lado do farol enquanto a outra ficará próximo ao restaurante Barravento. Os dois outros acessos que existem nesse trecho de orla serão interditados. O objetivo é monitorar o fluxo de banhistas no local.
Normas e funcionamento
Estão autorizadas a funcionar, de terça-feira a sábado (exceto feriados) e sem restrição de horário, as praias do Porto da Barra, São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Amaralina e Itapuã. Ou seja, essas praias têm acesso restrito apenas às segundas-feiras, domingos e feriados. As demais praias de Salvador podem funcionar de segunda a sábado (exceto feriados), sem restrição de horário.
Em todas as praias, deve ser respeitado o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, durante toda a permanência, e o uso da máscara é obrigatório, até mesmo durante a prática de atividades físicas, com exceção das aquáticas, momento em que o distanciamento deverá ser de 2m.
São permitidas atividades físicas individuais ou em duplas, desde que os participantes usem máscara durante a prática. Estão proibidas atividades que gerem aglomerações, como piqueniques e luaus. O uso de materiais como ombrelones, guarda-sóis, sombreiros e similares está liberado (exceto para o Porto da Barra) e o comércio ambulante também está autorizado.
A Tarde // Figueiredo