Saúde

Governador do Maranhão quer autorização do STF para comprar vacina sem aprovação da Anvisa

Em postagem no Twitter, ele anunciou que ingressou com uma ação judicial no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir essa autonomia aos estados.

NULL
NULL

Flávio Dino quer autorização do STF para comprar vacina sem aprovação da Anvisa

 

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) não quer esperar a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para adquirir vacinas contra a Covid-19. Em postagem no Twitter, ele anunciou que ingressou com uma ação judicial no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir essa autonomia aos estados.

"Objetivo é que estados possam adquirir diretamente vacinas contra o coronavírus autorizadas por agências sanitárias dos Estados Unidos, União Europeia, Japão e China.

Com isso, estados poderão atuar, se o governo federal não quiser", alfinetou. Essa pauta vem sendo politizada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que, por exemplo, resiste a adquirir a Coronavac porque ela é desenvolvida por um laboratório chinês (veja aqui), mas também por governadores. 

Até o momento, nenhuma empresa pediu solicitação à Anvisa para vacinar a população brasileira. As farmacêuticas Pfizer e BioNtech pediram autorização para a vacinação em caráter emergencial nos Estados Unidos e na União Europeia, onde já obteve um retorno positivo do órgão de vigilância do Reino Unido. Com isso, a vacinação foi autorizada e iniciada nesta terça-feira no país, o primeiro do mundo a alcançar esse feito .

Já no Brasil, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou o início da vacinação para 25 de janeiro (veja aqui). No entanto, a Coronavac, que é a vacina que será produzida pelo Instituto Butantan, ainda não apresentou sua eficácia nem os resultados da terceira fase de testes.

 

BNotícias   // Figueiredo