Brasil

Ministro da Saúde vai se reunir com governadores para discutir novas opções de vacina

Reunião marcada para a manhã de terça também abordará estratégias de vacinação

NULL
NULL

Ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello Foto: SERGIO LIMA / AFP

 

— O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, vai se reunir com governadores nesta terça-feira pela manhã para discutir sobre a incorporação de novas alternativas de vacina contra Covid-19 e alinhar as estratégias de vacinação nos estados.

A agenda foi confirmada nesta segunda-feira após a emissão de uma nota pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), no sábado, pedindo que todas as vacinas contra Covid-19 sejam incorporadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A expectativa de governadores é que o ministro informe sobre a evolução das negociações com outros laboratórios desenvolvedores de vacina, como a farmacêutica Pfizer.

— Se houver uma definição de que o governo vai incluir todas vacinas aprovadas pela Anvisa no PNI, isso amplia a capacidade de compra e produção do Brasil e reduz o tempo para vacinação — afirmou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste.

De acordo com Dias, é importante a aquisição de múltiplas vacinas para reduzir a dependência de apenas um fornecedor.

— Quando compro só de um laboratório fico nas mãos da capacidade de produção daquele laboratório, quando compro de variados passo a ter o fornecimento de vários, o que permite uma sequência de entrega em  prazo curto. Queremos que no máximo em junho todos os grupos prioritários tenham recebido ao menos uma dose.

 

Globo // Figueiredo