Política

Rui Costa também quer ser candidato a presidente em 2022

Já sobre a reunião com dirigentes nacionais do PT na segunda, 30, da qual participou o ex-presidente Lula, Costa disse que insistiu na tecla de que é preciso “humildade”

NULL
NULL

Na Bahia, a divergência entre Jaques Wagner e Rui Costa | VEJA

 

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nesta tarde de quinta, 3, ao BR Político que também se coloca como eventual candidato a presidente em 2022 após o senador Jaques Wagner (PT-BA) puxar o tema na segunda, 30. Costa defende um “diálogo intenso” entre as forças de esquerda para que se alcance um consenso contra o bolsonarismo.

Ele disse ter conversado nesta semana com os governadores Paulo Câmara (PSB-PE) e João Doria (PSDB-SP) sobre a necessidade de união num eventual segundo turno. Dez dias atrás, falou com o do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB).

Já sobre a reunião com dirigentes nacionais do PT na segunda, 30, da qual participou o ex-presidente Lula, Costa disse que insistiu na tecla de que é preciso “humildade” nesse momento de construção, sem “arrogância”.

“Quero participar desse processo, o (Jaques) Wagner também. Nós temos um papel fundamental. Os governadores estão conversando para intensificar nosso dialogo, independente de estarmos juntos ou separados no primeiro turno.

Quem não participa do atual governo deve conversar sobre saídas para 2022. Podemos ou não estar juntos no primeiro turno, mas precisamos estar no segundo. Para isso, é preciso construir um parâmetro único, junto à sociedade brasileira, com diálogo intenso ao longo de 2021”, afirmou Costa.

Nesse parâmetro, entrariam combate às fake news e ao ódio, políticas de inclusão social, respeito à ciência, fortalecimento da democracia, propostas tributárias menos excludentes e de proteção ao meio ambiente, citou.

 

BR Política / Estadão // Figueiredo