O presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Jr. (MDB) é, atualmente, o único nome lançado para a disputa no comando da Casa, e tem encaminhado apoio da maioria dos parlamentares para se reeleger (leia mais aqui). Contudo, antes disto, outro nome foi posto em pauta: o de Luiz Carlos (Republicanos), vereador eleito com o maior número de votos na cidade para a próxima legislatura.
Uma fonte consultada pelo Bahia Notícias, em condição de anonimato, indicou que o próprio Luiz Carlos chegou a suscitar o nome para a disputa. Porém, não teria passado de uma tímida sugestão, sem uma articulação mais contundente. Por outro lado, uma pessoa ligada à direção nacional do partido sinalizou que, apesar de não ter havido negociações, caso o parlamentar desejasse, a sigla ficaria ao lado dele. O entendimento é que, por ter sido o vereador mais votado de Salvador, Luiz Carlos teria legimitidade e liberdade para entrar na disputa. Procurado pelo BN, o vereador afirmou que não possui o interesse de se candidatar no momento por entender que Geraldo Jr. possui uma “gestão compartilhada e participativa” e goza de prestígio com os colegas de Casa. “Não teria porque haver esse racha no momento. Quem entrar nesta disputa tem pouquíssima chance de vencer. O Geraldo é um vereador que vem tendo um bom desempenho à frente da Câmara e é respeitado pelos vereadores”, explicou à reportagem.
Segundo ele, o único espaço em que seu nome aparece como nome para presidir o Legislativo é entre seus eleitores. “Por ter tido uma votação muito alta, é natural que o povo nas ruas peça que eu tente a presidência. Mas é uma eleição diferente, é interna, e não depende do povo. Mas é uma demanda das pessoas”, disse. Ainda de acordo com Luiz Carlos, para o futuro, a possibilidade não é descartada. “No futuro, se Geraldo não concorrer, não se pode descartar essa possibilidade, né”, afirmou ao sinalizar que a tendência é apoiar o atual presidente na recondução ao cargo. “Eu cheguei a dizer a outros colegas de imprensa que só me candidataria se o próprio Geraldo me apoiasse”, brincou.
Reprodução: Bahia Notícias
da Redação do LD