A Índia ultrapassou o Brasil na segunda-feira e se tornou o segundo país com mais infecções pelo coronavírus no mundo, com 4,2 milhões de contaminados, atrás apenas dos Estados Unidos, que têm 6,2 milhões de casos. A Índia está contabilizando mais casos a cada dia do que qualquer outro país este ano desde o início da pandemia, na segunda-feira, foram anunciados mais 90.082 infectados.
Especialistas dizem que não há sinal de pico, pois os casos aumentam no segundo país mais populoso do mundo, tanto nas grandes cidades, como Nova Délhi e no centro financeiro de Mumbai, quanto em áreas rurais que têm acesso limitado a serviços de saúde. – Estamos vivendo um problema duplo – disse Rajib Dasgupta, professor de saúde comunitária da Universidade Jawaharlal Nehru, na capital. – Os casos nas áreas urbanas não estão retrocedendo, enquanto as áreas rurais estão vendo a situação se agravar.
O salto de segunda-feira foi o terceiro recorde diário consecutivo na Índia, mostraram dados do governo, ultrapassando provisoriamente o Brasil, que tem pouco mais de 4,1 milhões de casos. Por conta do fuso horário, porém, os dados brasileiros sobre segunda-feira ainda não foram divulgados. A despeito do aumento de casos, o total de mortos na Índia, 71.642, está bem abaixo dos quase 193.000 nos Estados Unidos e 126.000 no Brasil.
A Índia diz que o aumento de infecções também reflete taxas mais altas de testes em todo o país, acrescentando que as altas taxas de recuperação mostram que sua estratégia de teste, rastreamento e tratamento está funcionando, e que a situação está sob controle em um país de seu tamanho.
Reprodução: O Globo (Redação do LD)