O município-arquipélago de Cairu (BA), que reúne 26 ilhas, reabriu as praias para receber os turistas a partir desta semana. Depois de cinco meses, a região, que apresenta o menor índice epidemiológico da doença no Baixo Sul, implementou protocolos rígidos e está pronta para a retomada das atividades. Morro de São Paulo, Boipeba, Gamboa, Garapuá e Moreré são os destinos que poderão voltar a receber os visitantes. O município destaca: cada estabelecimento está passando por uma avaliação técnica da Secretaria de Saúde de Cairu, tudo para garantir o cumprimento dos protocolos de segurança. Os indicadores epidemiológicos da Covid-19 serão observados continuamente para garantir a retomada. “Cairu está apresentando números baixos e uma evolução controlada em relação ao demais locais da região. Isso nos deixa confiantes para avançar mais uma etapa do Plano Novo Normal Cairu, que está sendo realizado com muito planejamento. Esses índices continuarão sendo monitorados, respeitando a capacidade das Unidades de Saúde do município, que está preparado com protocolos claros e rigorosos”, garantiu o prefeito Fernando Brito.
O protocolo implementado exige a limpeza constante dos ambientes, a obrigatoriedade no fornecimento de álcool 70º nos estabelecimentos, o uso de equipamento de proteção individual, incluindo a obrigatoriedade do uso de máscaras para colaboradores e para os turistas, e a distância mínima de dois metros entre as pessoas. Além disso, o destino só receberá turistas que comprovarem reserva em meios de hospedagem, autorizados a preencherem até 50% da sua capacidade de ocupação.
Neste primeiro momento, não haverá transporte para circulação de visitantes entre as ilhas, ou seja, os passeios volta à ilha continuam suspensos. Os turistas devem permanecer durante todo o período da viagem no destino da hospedagem.
A secretária de saúde, Italuana Guimarães, garante que o município está preparado para o retorno das atividades. “Os serviços de saúde estão bem estruturados, com insumos, equipamentos, medicação e oxigênio. Caso haja casos suspeitos ou novas confirmações, os estabelecimentos estão orientados para agir com rapidez e segurança. O monitoramento de casos continuará sendo realizado pela nossa equipe de enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais”, detalha Italuana.
O prefeito salienta que, caso seja necessário, o plano de retomada será reavaliado e as atividades novamente paralisadas. “Estamos confiantes que a paralisação não será necessária. Os nossos protocolos foram elaborados de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, possuem alto nível de precisão e serão aplicados à risca. Com todos estes cuidados, o povo cairuense sairá vitorioso deste desafio”, reforçou.
Reprodução: Portal Contexto
da Redação do LD