Polícia

Paraíba: Primeiro semestre de 2020 tem 19 pessoas mortas por policiais

Um policial foi morto em cada ano

NULL
NULL

Monitor da Violência: assassinatos por policiais crescem pouco na Paraíba — Foto: Reprodução/TV Globo

O primeiro semestre de 2020 teve 19 pessoas mortas por policiais da ativa, na Paraíba. O número pouco mudou em relação a 2019, quando 17 pessoas foram mortas por policiais. Além disso, os dados também mostram que os policiais da ativa mortos em serviço e fora de serviço não mudou entre os seis meses de 2019 e os seis meses de 2020. Um policial foi morto em cada ano.

Os dados, inéditos, fazem parte de um levantamento feito pelo G1 com base nos dados oficiais de 25 estados e do Distrito Federal. Apenas Goiás se recusou a passar os dados.

Os dados publicados pelo G1 no mês passado incluem os chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que são os homicídios dolosos (em que há intenção de matar), os latrocínios (roubos seguidos de morte) e as lesões corporais seguidas de morte. Não havia, porém, os casos de policiais mortos e o de pessoas mortas pela polícia, divulgados agora.

METODOLOGIA: Monitor da Violência

Em relação aos números nacionais, o aumento aconteceu mesmo durante a pandemia. Ao menos 3.148 pessoas foram mortas por policiais no primeiro semestre deste ano em todo o país. O número é 7% mais alto que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 2.934 mortes.

Os casos de policiais que morreram em serviço e fora de serviço também apresentaram alta nos primeiros seis meses deste ano. Foram 103 policiais mortos, contra 83 no ano passado, o que representa um aumento de mais de 24%.

Reprodução: G1 – Paraíba

da Redação do LD