O governador do estado, Rui Costa (PT), chegou a sugerir ao presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que lançasse candidatura própria em Salvador, ao invés de integrar a vice do candidato do prefeito ACM Neto (DEM), o vice-prefeito Bruno Reis. Porém, respeitou a decisão, tomada em reunião com o democrata na terça-feira (11).
A conversa entre os dois aconteceu por telefone no mesmo dia da decisão de apoiar o candidato de Neto, já que Rui estava numa agenda oficial e não conseguiu encaixar um encontro presencial com Lupi. O presidente nacional do PDT já deixou Salvador, mas com a previsão de se encontrar com o petista presencialmente em uma outra oportunidade.
Na avaliação do deputado estadual Samuel Júnior (PDT), que estava presente na reunião promovida por Lupi com os parlamentares pedetistas após o encontro com Neto e a conversa com Rui, o apoio de um partido da base do governador ao prefeito ACM Neto deve ser visto com normalidade.
"Foi a forma que o partido entendeu pra se fortalecer em Salvador, quem sabe eleger um vice-prefeito. Acho que o governador recebeu bem a notícia. Assim como desejam o PT fortalecido, o PDT também busca se fortalecer", disse o parlamentar à reportagem.
Em Salvador, Rui apoiou a pré-candidatura própria do PT, representada por Major Denice Santiago.
BNes// Figueiredp