Bahia

Prefeitura libera realização de primeiro evento drive-in em Salvador

O projeto do Big Bompreço Drive-In Salvador, que funcionará no novo Centro de Convenções, na orla da Boca do Rio

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A realização de eventos em sistema drive-in está contemplada na primeira fase do plano de retomada econômica de Salvador, iniciado pela Prefeitura na última sexta-feira (24). A possibilidade de exibições ao ar livre, dentro dos automóveis, anima o mercado de eventos enquanto a cidade ainda não retoma a normalidade da agenda cultural.

O projeto do Big Bompreço Drive-In Salvador, que funcionará no novo Centro de Convenções, na orla da Boca do Rio, foi autorizado hoje (28) pela Central Integrada de Licenciamento de Eventos (CLE), após análise do pedido por parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). A data de pré-estreia do espaço, só para convidados, está prevista para esta quarta-feira (29), às 19h, com a exibição do filme "Axé – Canto do Povo de um Lugar", dirigido por Chico Kertész.

Segundo o secretário da Sedur, Sérgio Guanabara, o evento apresenta os pré-requisitos exigidos pela gestão pública municipal. "A primeira solicitação, já aprovada, foi a da Zum Produções, responsável pelo projeto do Big Bompreço Drive-In Salvador. Fomos procurados também pela OK Produções, que tem interesse em fazer o drive-in no Shopping da Bahia. Esse pedido ainda está sob análise", afirmou.

Regras – Quem deseja organizar e participar de um evento no sistema drive-in precisa respeitar o protocolo definido pela Prefeitura no decreto de número 32.461. As regras são as seguintes:

– A quantidade de carros será limitada ao número de vagas de estacionamento, desde que garantido o afastamento mínimo de 1,5m entre os veículos;

– Deve ser observado o limite máximo de quatro pessoas por carro, devendo-se evitar pessoas que não morem na mesma residência;

– A quantidade mínima de banheiros a serem disponibilizados levará em consideração o total de ingressos vendidos;

– Previamente à realização do evento, todos os funcionários devem realizar testes para Covid-19 e medir a temperatura diariamente. E, havendo resultado positivo para os testes ou estando a temperatura igual ou superior a 37,5°, a pessoa deve ser encaminhados para o tratamento adequado;

– Caso algum funcionário apresente qualquer sintoma de Covid-19, a exemplo de tosse persistente, coriza, fraqueza e perda de olfato, deverá comunicar aos organizadores e buscar o tratamento adequado;

– Os organizadores do evento deverão afixar, em local visível na entrada, a capacidade máxima de veículos;

 

– Todos os ocupantes do veículo deverão usar máscaras na chegada e saída e nos momentos de eventuais interações, como ida ao banheiro, e devem ter sua temperatura medida na chegada;

– Fica proibido aos clientes sair do veiculo, exceto no caso de necessidade de ida ao banheiro;

– As vendas de ingressos serão totalmente online, sendo que, na verificação durante entrada, o funcionário não deverá tocar no celular do cliente, realizando o procedimento através do vidro do carro;

– Totens de álcool em gel 70% devem ser colocados na entrada dos sanitários e na portaria do evento;

– Todos os funcionários devem estar equipados com o EPI necessário, fornecido pela empresa, contendo máscara, luvas e protetor facial (Face Shield);

– Nas caminhonetes, não será permitido acesso à carroceria;

– As cabines dos banheiros serão individuais, com distanciamento mínimo de 1,5m entre elas, e devem ser higienizadas a cada uso;

– Para uso do banheiro, deve ser utilizado aplicativo de fila virtual ou similar;

– No retorno ao veículo, cada cliente terá seus calçados higienizados com produto sanitizante;

– Não serão permitidos ônibus, micro-ônibus, caminhões, motos e carros conversíveis com capota aberta;

– Anteriormente a cada exibição, deverá ser veiculado filme com normas de segurança e prevenção;

– Será permitida a entrada com alimentos e bebidas;

– Será permitida a venda de alimentos exclusivamente pelos organizadores do evento, sendo proibida a presença de vendedores ambulantes. O pedido e o pagamento serão obrigatoriamente por meio eletrônico, sem venda direta em balcão;

– O cliente receberá os alimentos e bebidas em embalagem única e fechada pela janela do carro;

– Durante qualquer atendimento, os funcionários não poderão usar adereços, como anéis, pulseiras, cordões, brincos e relógios;

– Todas as lixeiras deverão ser de acionamento automático para que não precisem ser abertas manualmente;

– Na entrada, deverão ser distribuídos sacos para colocação de resíduos, que deverão ser descartados em latas colocadas na saída;

– Durante a montagem e desmontagem de toda a estrutura, deverá ser observado o protocolo geral, principalmente na garantia do afastamento 1,5m entre os operários, uso de máscaras e utilização de todos os EPIs necessários.

Documentação – Os organizadores de eventos que desejem utilizar o sistema drive in precisam da autorização prévia do poder público municipal, que só é concedida de forma presencial na sede da Sedur, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, após agendamento pelo telefone 3202-9551 ou e-mail agendamento.sedur @ salvador. ba. gov. br.

No site da Sedur (www. sedur. salvador. ba. gov. br), é possível conferir toda a documentação para quem desejar solicitar a realização de eventos no sistema drive in em Salvador.

Secom PMS // Itatiaia Fernandes