A Copa do Nordeste 2020 retorna nesta semana com sete partidas válidas pela oitava e última rodada da Primeira Fase. O pontapé de reinício será nesta terça-feira (21), entre Fortaleza-CE e América-RN, no Estádio do Barradão, em Salvador (BA), às 20h (de Brasília). Mais do que bola rolando, a competição será o começo do "novo futebol" para os torneios da CBF em tempos de pandemia. A entidade máxima do futebol brasileiro contratou o Hospital Israelita Albert Einstein para a realização da testagem de Covid-19 em todos os atletas e comissões técnicas. Os testes foram integralmente custeados pela CBF e já foram realizados nas 14 equipes envolvidas.
Os exames foram feitos antes de as equipes iniciarem seu deslocamento para a Bahia, estado escolhido para sediar a reta final da disputa. A maior competição regional do país será a primeira entre clubes de estados distintos a ser realizada num mesmo estado. Além de jogadores e técnicos, a testagem também é feita em árbitros e assistentes. Todos os estádios passarão por rigoroso processo de higienização e disporão de toda a estrutura necessária, como aferimento de temperatura para todos os envolvidos nas partidas, sinalizações para o distanciamento entre atletas e integrantes das comissões técnicas no banco de reservas, totens de álcool em gel em pontos estratégicos e protocolo específico para garantir a segurança dos profissionais de imprensa.
No gramado, ficarão apenas os profissionais da área técnica das empresas detentoras dos direitos de transmissão. O número máximo de envolvidos na cobertura in loco foi reduzido para possibilitar maior segurança e controle, considerando o cenário excepcional que estamos vivendo. Só estarão habilitadas para a cobertura as pessoas que tiverem o pedido de credenciamento aprovado. A lista ficará com o supervisor de imprensa da CBF, no ponto de acesso.
No jogo de reabertura, o atual campeão da Copa do Nordeste, o Fortaleza é o líder do Grupo A, com 14 pontos, e já garantiu a vaga às Quartas de Final. O América-RN é o sexto colocado, com seis pontos, e já não tem mais chances de classificação. A Liga do Nordeste, a Federação Bahiana de Futebol e os clubes participantes estão recomendando através das mídias locais que seus torcedores não compareçam nos arredores dos estádios e evitem aglomerações ao assistirem os jogos.
Os demais jogos serão disputados na quarta-feira (21) e, como envolvem classificação, serão disputados no mesmo horário, às 20h. No Grupo A, Fortaleza e Bahia já garantiram a classificação e quatro times disputam as duas últimas vagas. A melhor situação é a do Botafogo, que ocupa a terceira posição, com 12 pontos, e precisa apenas de um empate para garantir a classificação. O Belo enfrenta o Vitória no Joia da Princesa, em Feira de Santana.
Logo abaixo dos paraibanos na tabela está o ABC, com nove pontos. O clube potiguar duela com o CSA no Centro Esportivo Praia do Forte, em Mata de São João. Com uma vitória, o Alvinegro também se garante na próxima fase. Na quinta e na sexta colocação, respectivamente, Sport e CRB ainda lutam pelas quartas de final.
O Leão Pernambucano tem nove pontos e enfrenta o Confiança na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Com uma vitória, pode ultrapassar tanto ABC quanto o Botafogo, dependendo dos outros resultados. Já o CRB mede forças com o Ceará no Barradão, em Salvador. Com oito pontos, precisa vencer seu jogo e torcer contra vitórias de Sport e ABC.
Na outra chave, tudo está aberto entre os cinco primeiros colocados. Apenas três pontos separam o Confiança, líder, do Santa Cruz, que é o quinto. O Tricolor Coral vai até Riachão do Jacuipe enfrentar o River, já eliminado, no Eliel Martins. O Santa é o único dos times que ainda têm chance que não depende só dele para se classificar.
Com 13 pontos, Confiança e Vitória dividem a liderança. Abaixo deles, com 11, estão Ceará e Náutico, que enfrenta o Bahia em Pituaçu, em Salvador. O Santa Cruz tem dez pontos e depende de resultados para tentar sua classificação.
Fonte: CBF
da Redação do LD