Os prefeitos das cidades que ficam na região metropolitana de Salvador decidiram fazer um protocolo único de reabertura do comércio. Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (16), os gestores decidiram que os municípios só vão autorizar o retorno das atividades quando a taxa de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do estado diminuir para 75%.
Participaram da coletiva, a prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas, Jailton Santana, de Madre de Deus, Antônio Elinaldo, de Camaçari, Jussara Nascimento, Dias D'Ávila, Dinha Tolentino, de Simões Filho, e Breno Konrad Meira Moreira, de São Sebastião do Passé. "Fizemos um pacto de união. A retomada da economia vai ser feita quando tivermos 25% dos leitos vagos. Qualquer município só vai abrir quando todos os outros decidirem e ainda vai precisar ser liberado pelo governador", disse Jailton Santana, prefeito de Madre de Deus.
De acordo com Santanajefere, nos últimos 15 dias, a ocupação dos leitos caiu em 9%, passando de 86% para 77%. Os prefeitos acreditam que até a próxima segunda-feira (20), as cidades devem chegar à meta dos 75%.
Segundo a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, o objetivo da reunião desta quinta foi oficializar uma união entre os municípios. Todas as cidades fizeram um protocolo para o retorno do comércio e os pontos serão agrupados em um só documento. "O que tiver de melhor nos protocolos apresentados pelos municípios vai ser incorporado para quando a gente tiver uma data de abertura, já tenhamos terminado como faremos essa reabertura. São várias as propostas que estão colocadas pelos municípios que compõe a região metropolitana de Salvador", disse. A prefeita de Lauro de Freitas também ressaltou que vai entrar em contato com o governador Rui Costa e o prefeito de Salvador, ACM Neto, para debater as propostas apresentadas na reunião. O grupo vai voltar a se reunir na próxima quinta-feira (23) para analisar a evolução da pandemia nos municípios.
Reprodução: G1 – Bahia
Redação do LD