Bahia

TCE pede que governo anule prorrogação, para 50 anos, de concessão da BA-099 para CLN

O relatório não tem efeito suspensivo sobre os aditivos, mas auxilia os conselheiros do TCE na tomada de decisões durante votações no plenário ou nas câmaras do órgão

NULL
NULL

 

Bahia Notícias / Notícia / Aumento no pedágio da BA-099 foi de 250 ...

 

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomendou que o governo da Bahia anule dois termos aditivos que prorrogam de 25 para 50 anos o período de concessão da BA-099, composta pela Estrada do Coco e a Linha Verde, para a Concessionária Litoral Norte (CLN).

Em relatório elaborado em dezembro do ano passado, técnicos do órgão apontaram que não há justificativa para embasar a extensão do período, que terminaria originalmente em 2025, mas, com o prolongamento, foi empurrado para 2050.

A auditoria identificou irregularidades, tanto na prorrogação do prazo de concessão quanto na fiscalização do contrato pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

Uma delas foi a falta de metodologia específica para adoção de medidas que visassem o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato. Os auditores apontaram também que a CLN usou artifícios contábeis para alegar prejuízo financeiro com a concessão e obter o prolongamento, repondo as supostas perdas econômicas..

 

BNotícias/// Figueiredo