Bahia

Moradores de Cachoeira e Senhor do Bonfim fazem 'guerra de espadas' durante pandemia do Covid-19

Ação ocorreu na noite da véspera de São João

NULL
NULL

Moradores de cidade dos interior da Bahia, aproveitaram a véspera de São João, na terça-feira (23), para promover "guerras de espadas" em plena pandemia do novo coronavírus. Pessoas nas ruas, aglomeradas e soltando fogos foram registradas nas cidades de Cachoeira, no recôncavo baiano, e em Senhor do Bonfim, no norte do estado.

Na ação, as pessoas utilizam fogos de artifício, artefatos que são variações mais potentes dos tradicionais buscapés, feitos de bambu, pólvora e limalha de ferro.

Através das imagens, foi possível ver as pessoas pelas ruas de Cachoeira soltando as espadas. Também houve aglomeração na cidade que possui mais de 30 casos confirmados de Covid-19, conforme último boletim da Sesab.

A guerra de espadas é tradicional nas cidades do interior da Bahia durante o São João. No entanto, por causa da pandemia, as prefeituras solicitaram que os moradores não soltassem fogos.

A prefeitura de Cachoeira, inclusive, publicou um decreto cancelando os festejos juninos e recomendando às pessoas que ficassem em casa.

Em Senhor do Bonfim, a aglomeração de pessoas nas ruas foi semelhante pelas ruas. No município são mais de 90 casos de pessoas infectadas pela Covid-19, com uma morte.

oradores de Cruz das Almas, outra cidade baiana que tem a guerra de espadas como tradição, também se aglomeram para soltar espadas durante pandemia. Entretanto o caso ocorreu na noite de domingo (21).

G1BA//IF