A Administração Central da UEFS, sempre exercendo a transparência sobre as ações de enfrentamento à ocorrência de casos da COVID-19 no campus, vem prestar informações atualizadas à comunidade universitária. No dia 23 de maio foi confirmado o primeiro caso da COVID-19 em um trabalhador da vigilância patrimonial, o que se seguiu de uma investigação epidemiológica sobre as pessoas que tiveram contato com a pessoa infectada. O êxito da investigação permitiu identificar outros casos de infecção pelo novo coronavírus, e até ontem houve um total de seis casos confirmados.
Ao longo desse período, o Comitê Emergencial de Crise da COVID-19 da UEFS acompanhou toda a situação e sempre apresentou recomendações de ampliar a investigação epidemiológica entre os trabalhadores (terceirizados e servidores efetivos) que atuam nos serviços essenciais que foram mantidos no campus. Em consequência dessas recomendações, o Comitê Emergencial articulou com a vigilância epidemiológica do município de Feira de Santana a realização de testes rápidos, com foco nas pessoas que poderiam estar na rede de contatos com os casos anteriormente confirmados, e que estão realizando trabalhos presenciais na instituição.
Hoje (18) foram realizados testes rápidos em 98 pessoas e 15 delas testaram positivo para a COVID-19. O resultado permitiu identificar pessoas infectadas e recomendar, imediatamente, o isolamento social. Medidas de investigação epidemiológica continuarão a ser realizadas, e o protocolo de acesso ao campus e de orientação das rotinas de trabalho continuará em vigência, e deve ser observado rigorosamente. Salientamos que todas as 15 pessoas testadas positivamente estão assintomáticas, passam bem até o momento, e realizarão um segundo teste dentro de uma semana, conforme protocolo técnico para testes rápidos.
Neste momento, de fatos tão preocupantes com pessoas do nosso convívio, manifestamos nossa solidariedade às pessoas infectadas e reafirmamos o compromisso de exercer o devido cuidado à saúde em sentido coletivo e amplo.
Fonte: UEFS
Redação do LD