A prefeitura de Porto Seguro voltou atrás e decidiu flexibilizar o toque de recolher iniciado no município na última quarta-feira (3), atendendo a uma determinação do governo do estado. A medida foi imposta a 19 municípios da região do Extremo Sul da Bahia como forma de conter a disseminação do novo coronavírus. A prefeitura publicou na última quinta-feira (4) um decreto municipal que prevê algumas flexibilizações referentes ao toque de recolher no município.
Entre as flexibilizações está a autorização para o funcionamento do sistema de delivery até às 23h para farmácias, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, padarias e similares. O argumento usado pelo município é que a alteração deste item foi importante para manter o movimento da economia da cidade, não prejudicando os comerciantes e a geração de emprego e renda desta atividade.
De acordo com dados do último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) no final da tarde de quinta-feira (4), Porto Seguro contabiliza142 casos confirmados, sendo 106 deles ativos e duas mortes – só uma das vítimas residia no município. O boletim da Sesab alerta ainda que o município teve um crecimento de 8,21% no número de casos no intervalo de 24h.
Continua valendo a determinação que limita a locomoção de pessoas no horário das 18h às 5h, entre os dias 3/6 a 9/6, ficando totalmente proibida a circulação e permanência nos parques, praças, ruas e espaços públicos. Os demais estabelecimentos já autorizados a funcionar devem ficar abertos das 8h às 17h, permitindo o deslocamento dos seus funcionários para as residências em tempo hábil. A Prefeitura mantém o funcionamento dos seus órgãos das 8h às 14h, ficando o controle de atendimento a critério de cada secretário.
Correio24h//IF