No esforço para evitar a saturação de vagas de internação no Estado, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vem ampliando o número de leitos nos Centros de Tratamento para a Covid-19.
O Hospital Espanhol abriu, nas últimas 72 horas, mais 44 leitos clínicos e 22 de UTI. A Unidade tem capacidade para expansão, em até 220 leitos, dentro das necessidades identificadas pelo Governo do Estado. Hoje, tem 80 leitos clínicos (de enfermaria) ativos e mais 54 de UTI, capitaneados por uma equipe de cerca de 440 profissionais, reconhecidos durante a pandemia como verdadeiros heróis.
Cuidar de quem cuida
O cuidado com os profissionais de saúde é quesito fundamental nas ações da gestão do Hospital Espanhol, sob a responsabilidade do INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde). “A gente investe muito no desenvolvimento dos nossos profissionais, principalmente no lado psicológico. Eles precisam estar preparados e equilibrados para cuidar dos pacientes”, afirma a gerente de Assistência do Hospital Espanhol, a enfermeira Vívian Fernandes.
É pensando em cuidar, também, destes heróis da saúde que a equipe gestora do Hospital Espanhol tem procurado amenizar esta fase de desgaste, com pequenas ações dirigidas aos profissionais da linha de frente. Além das refeições fixas do plantão, os colaboradores são recebidos com bombons, nos vestiários, e têm a opção de doces e salgados como lanches, nos intervalos do turno.
Musicoterapia
Neste mês de maio, a musicoterapia passa a fazer parte da rotina do Hospital Espanhol, três vezes por semana, com o objetivo de contribuir nos processos de tratamento. A musicoterapia é uma técnica terapêutica que se utiliza da música para tratamento de pacientes, inclusive em internação hospitalar. Trata-se de um híbrido entre arte e saúde e serve para promover reabilitação e bem-estar. Além disso, busca facilitar a forma de se relacionar dos pacientes e seus cuidadores.
Ascom do Hospital Espanhol // Itatiaia Fernandes