Bahia

Quase 290 mil pessoas perderam emprego em Salvador nos últimos meses

Famílias que têm renda familiar de até R$ 2.100 são as que mais sofrem

NULL
NULL

Uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que 289 mil pessoas perderam o trabalho em Salvador nos três primeiros meses do ano. O levantamento foi realizado em sete capitais brasileiras, entre abril e maio. 

Os dados reforçam o número divulgado na última sexta-feira (15), na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo este estudo, a taxa de desocupação de Salvador ficou em segundo lugar no ranking entre as capitais brasileiras, com 17,5%, atrás apenas de Manaus (AM), com 18,5%.

A Bahia registrou o maior aumento na taxa de desocupação do Brasil no primeiro trimestre de 2020. O número de pessoas procurando trabalho no estado chegou a 1,3 milhão. A situação é refletida na quantidade de seguros-desemprego solicitados. Em abril, foram feitos 34.681 mil pedidos, 23% a mais que o mesmo período de 2019, quando foram contabilizadas 28.219 solicitações.

O trabalhador pode solicitar o seguro-desemprego através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (71) 3329-8402. Também há um aplicativo, chamado CTPS Digital, em que o profissional pode dar entrada no requerimento do benefício.

G1BA//IF