Os presídios do Distrito Federal concentram 70% dos casos do novo coronavírus registrados entre detentos em penitenciárias do Brasil. Os dados fazem parte de um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que monitora a proliferação do vírus no sistema prisional.
Segundo a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF (Sesipe), até o fim da tarde de segunda-feira (4), 186 detentos haviam sido infectados na capital. Além disso, 108 policiais penais também tiveram diagnóstico positivo, levando o total a 294.
Apesar do alto número de casos, ainda não foi registrada nenhuma morte pela Covid-19 no sistema prisional. Em todo o país, 13 detentos já morreram.
A SSP afirma que sete internos estão internados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran): seis têm sintomas moderados e um inspira maiores cuidados porque apresenta doenças relacionadas que podem agravar o quadro.
O restante, segundo a pasta, tem quadro leve e recebe atendimento nos presídios. Outros 20 detentos já se recuperaram.
Já entre os policiais penais, cinco estão internados: três em hospitais privados e dois no Hran. A pasta afirma que "não possui informações consolidadas sobre o quadro clínico dos servidores", mas que outros 25 infectados já se curaram da Covid-19.
G1//IF