Bahia

Operação Dengue ganha força e mais de 40 bairros já foram vistoriados

Em tempos de quarentena, o CCZ pede à população que está em casa que redobre os cuidados domiciliares

NULL
NULL

Embora a maioria dos esforços esteja voltada ao combate do coronavírus, a Prefeitura tem intensificado a Operação Dengue com reforço importante nas ações em combate ao Aedes aegypti. De janeiro até agora, os 1.500 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já vistoriaram mais de 40 localidades. Em tempos de quarentena, o CCZ pede à população que está em casa que redobre os cuidados domiciliares e fiquem atentos aos recipientes com água parada.

O fortalecimento das ações ocorre devido às oscilações climáticas da estação que favorecem a proliferação do mosquito, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Além dos períodos que intercalam chuva e sol, as ações de combate se baseiam, ainda, nos números do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado na primeira semana de janeiro deste ano.

O trabalho do CCZ conta ainda com apoio das equipes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) que têm promovido um trabalho de limpeza nos bairros. De janeiro até este início de abril, foram realizadas mais de 40 ações que totalizaram no recolhimento de 672 toneladas de resíduos recolhidos.

SMS PMS // Itatiaia Fernandes